sexta-feira, 27 de março de 2009

blogdojayme lima




TUBERCULOSE

O BRASIL SE TORNOU MELHOR EM DUAS POSIÇÕES NO PÓLIO DOS 22 PAÍSE CO MAIS NÚMEROS DE CASOS DE TUBERCULOSE NO MUNDO, PASSANDO DA DÉCIMA SEXTA POSIÇÃO, NO ANO PASSADO, PARA A DÉCIMA OITAVA ESTE ANO.

O GOVERNO BRASILEIRO, CONFIRMA QUE A META DO PROGRAMA NACIONAL DO CONTROLE DA TUBERCULOSE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE É SAIR O MAIS POSSÍVEL.

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A PARTIR DE PESQUISA EMPÍRICA REALIZADA NA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, CONS
TATA-SE BAIXA CAPACIDADE DE PROPOSÍTIVA E DELIBERATIVA DO COMSEHO MU
NICIPA DE EDUCAÇÃO QUE O REDUZ MAO PAPEL POLÍTICO DE AGENTE LEGITIMA
ÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DESENVOLVIDA PELO GOVERNO AO NÍVEL MUNI
CIPAL. DADA AS PRECARIEDADES DAS CONDIÇÕES TÉCNICAS, MATERIAS E ADMI
NISTRATIVA, VERIFICA-SE QUE O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA
IGUAÇU NÃO CUMPRE SUAS PRORROGATIVAS LEGALMENTE PELA LEGISLAÇÃO
VIGENTE E, COM ISSO, TEM POUCA OU QUASE NENHUMA INTERFERÊNCIA POLÍTI
, NÃO TENDO DELIBERADO SOBRE ASSUNTO DE SUA COMPETÊNCIA DESDE A SUA
CRIAÇÃO (1997). ISTO PORQUE A FORMA SUBORDINADA DE SUA ISERÇÃO INSTITU
CIONAL (AO NÍVEL DO PODER PUBLICO OU DE GOVERNO COLOCA-O DEPEDENTE
DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU QUE DETÉM A CEN
TRALIDADE DO PROCESSO DECISÓRIO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUA
ÇU. O CONSELHO TEM A SUA ATUAÇÃO POLÍTICA ENGESSADA, APESAR DE ESTAR
LEGAL CONFORME À LEI; GENUÍNO E CONSTITUIDO EM DIREITOS E JUSTIÇA.
CABE A URGÊNCIA DE ROMPIMENTO COM ESSA SITUAÇÃO DE SUBORDINAÇÃO CO
MO CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA UMA ATUAÇÃO MAIS AUTONOMA E EFETIVA DO
CONSELHO. AS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO TÉCNICO-BUROCRÁTICO QUE EN
VOLVE ESSE ORGÃO, QUE PASSA A SER INSTRUMENTALIZADO PELO GOVERNO,
TRANSFORMANDO-O EM ORGÃO TÉCNICO ESPECILIZADO EM EDUCAÇÃO, CUJO
FUNCIONAMENETO DEPENDE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE NOVA
IGUAÇU OU DE ARRANJO POLÍTICO-INSTITUCIONAL DO GOVERNO.










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