domingo, 20 de junho de 2010

NOVA IGUAÇU - 1978 - O POVO SOBERANO VAI A LUTA

O PODEROSO   MAB
MOVIMENTO DE AMIGOS DOS BAIRROS DE NOVA IGUAÇU - 1978
No ano de mil novecentos e setenta e oito, surgia na cidade de NOVA IGUAÇU, um poderoso movimento do POVO, que se denominou Movimento Amigos dos Bairros. Quando o movimento surgiu nos bairros Monte Líbano e Jardim Tropical, já tinham as suas associações de moradores. Em outros bairros as associações se reuniram e resolveram fundar o MAB. Eram vinte e cinco associações. Foi formada  uma Comissão Provisória, para elabora o estatuto do MAB.
O Bráulio Rodrigues, formou uma "chapa" e a a Dona Terezinha, formou uma outra, ela pertencia ao Movimento Democrático Brasileiro. Os adversários tinha uma força muito grande dentro do movimento, mas ela conseguiu, vence los e ganhou as eleições para presidir o MAB.
A chapa  pro Bráulio Rodrigues, perdeu, mas não fez oposição á diretoria eleita. Ele era muito partidarizado, mas entendeu o que o objetivo era de unir as forças populares. As Associações estavam ali para cumprir as atividades do MAB, e demostrar que não estavam a soldadas por partidos políticos. Bráulio também sendo do MDB, não aceitou e não quiz, realizar trabalhos de bases para levar adeptos para o MOVIMENTO, que se tornaria o maior movimentopopular do Estado do Rio de Janeiro, nascido em Nova Iguaçu.
AS primeiras lutas do MAB, foram por saneamento básico, melhoria da educação, melhor no atendimento na saúde. As mesmas reendificações de hoje. Não mudou nada continua tudo igual.
Quando o MOVIMENTO, se reunia para as passeatas, em defesa  dos oprimidos, muitas das vezes reprimidas. O POVO e o comerciantes aplaudia, porque sabiam que o soberano POVO e o BISPO, da diocese de Nova Iguaçu,  apoiavam o Movimento.
Em uma  das caminhadas o prefeito Rui de Queiroz, que era do governo federal, compareceu  ao evento, convidado pelo movimento. O POVO ficou sem entender a presença do prefeito, e o vaiou. Foram três minutos de vaia. Três mil pessoas do povo, vaiaram o RUI DE QUEIROZ ,ele ficou muito zangado, achou que foi traido e que tudo tinha sido preparado pelos líderes do movimento.
O MAB, era um movimento de massas muito respeitado. A FAMERJ, também possuía este pode. e o seu Presidente veio a Nova Iguaçu,  para conhece e apoia o MBA.
Na décadas dos anos oitenta, as associações era torno de 320, filiadas ao movimento. Nas reuniões compareciam cercas de 2.000 a 3.000 pessoas associadas. AS reuniões muitas das vezes, se dava no colégio das Irmãs, devido possuir um grande auditório.
Fonte para esta postagem - BRÁULIO RODRIGUES. O líder do POVO
Memorias de luta pela terra na baixada Fluminense, de Bráulio Rodrigues e Leonilde Sérvolo de Medeiros.
NOVA IGUAÇU, É PODEROSA E PODE MUITO MAIS.



Um comentário:

  1. Caro Jaime, bom dia!
    A única coisa que posso fazer e dizer após ler este artigo nesta manhã de segunda feira é agradecer: _Muito obrigado! Sou morador de Nova Iguaçu há 22 anos e mais novo membro da Diretoria do MAB, alguns detalhes que acabo de ler, confesso que desconhecia. O resgate da memória do movimento popular de Nova Iguaçu deve ser sempre preservado e este pequeno texto é jóia rara. Parabéns!
    Alcy Maihoni
    Diretor de Educação do MAB

    ResponderExcluir