quarta-feira, 15 de junho de 2011

SALVE SANTO ANTÔNIO PADROEIRO DE NOVA IGUAÇU, E O MAIS QUERIDO EM TODO O BRASIL.


ACIMA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO NA CIDADE DE PERÓPOLIS


Na última quinta feira, iniciou-se a semana de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Nova Iguaçu, e o santo mais querido no Brasil. Antônio, nasceu em Lisboa (Portugual) em 1195. Filho
 



de Maria e Martinho de Bulhões. Foi batizado com o Nome de Fernando. Aos quinze (15) anos, entrou no Convento da Ordem dos Cônegos regulares. Dois anos depois, foi para o Mosteiro de Santa Cruz emCoimbra. Neste mosteiro, havia frade Franciscanos do Covento de Santo antônio dos Olivais. Estes frades foram mortos  na cidade de Marrocos (África) - quando tentavam evangilizar os muçulmanos.  Estes heróis voltaram a Portugual e foram seputados em Coimbra. Fernando, sentiu-se na obrigação de evangelizar o Marrocos e emitar os mártires. No verão do ano mil duzentos (122O) e vinte, entrou para a ordem dos Franciscanos. Passou a se chamado de ANTÕNIO, que era o frade líder da ordem, e pediu para ser mandando para o MARROCOS.



DESENHO SOBRE FOTO DA PREFEITA SHEILA GAMA
Nos governos, anteriores  ao ex prefeito Lindberg Fárias, a festa de Santo Antônio, foi transferida para a Avenida Araguaia, devido ao grande tumulto, que ela ocasionava no trânsito de Nova Iguaçu. A transferência não tirou o brilho da festa. Lindberg Fárias, retornou a festa para as cercânias da catedral de Santo Antônio, trazendo de volta os tumultos no centro da cidade de Nova Iguaçu. O povo não gosta, e se achar prejudicado, pelas decisões dos alcaides religiosos e do executivo iguaçuano. A verdade é que a festa desagrada aos que levam vida normal. É grande o número de barracas.  Mas, sua maioria são barracas que se prestam a venda de cocadas. As barracas de pratos tipicos, são consideradas pelos visitantes, muito fora do alcance do poder aquisitivo. Praticam preços abusivos, ao  valor de oitenta (80) a cincoenta (50) reais por prato. A FESTA PRECISA SER NOVAMENTE REPENSADA.  Neste período a limpeza da cidade foi prejudicada, apesar de haver grupos de limpeza da EMLURB.




DEVOTOS DE SANTO ANTÔNIO PRESTAM HOMENAGEM, LOTANDO A CATEDRAL DE NOVA IGUAÇU.
As festividades do padroeiro de Nova Iguaçu, teve o seu encerramento com missa que conferiu honra a Santo Antônio. O povo prestou os seus sentimentos de fé, durante as missas realizadas na Catedral de Santo Antônio, comparecendo em massa a todos os ato liturgicos. As autoridades politicas e religiosas se fizeram presente em todos os dias de festa. A senhora professora SHEILA GAMA, prefeita da cidade e devota de Santo Antônio - o santo protetor das causas populares. Presente em uma das missas, declarou, "ESTAMOS AQUI PARA AGRADECER E PEDIR. QUE SANTO ANTÔNIO PROTEJA TODOS NÓS".
Durante a celebração da última missa em homengem ao padroeiro. Acompanhada de sua família  SHEILA GAMA - reafirmou. "Niguém é tão rico que não possa receber ou tão pobre que não possa doar. Precisamos nos unir para construir uma cidade melhor, onde cada um possa construir sua vida com DIGNIDADE E ALEGRIA. Que todos possam receber e agradecer Santo Antônio pelas benções concedidas. Diversos secretários de governo compareceram a cerimonia, que foi liderada por Dom Luciano Bergamin. Que pediu a Santo Antônio por justiça social e sabedoria para as autoridades - declarou o bispo diocesano - "Vamos pedir para que nunca falte o necessário para uma vida digna para ninguém e para que as autoridades tenham sabedoria atender as prioridades do nosso POVO"
No fim da tarde os fieis seguiram em procissão por diversas ruas do centro da cidade. Pães abençoados foram distribuidos para a população, que compareceram as festejos, durante o reinado de Santo Antônio.
Três (03) agentes públicos eleitos pelo POVO, represetaram a Câmara de Vereadores da Cidade de Nova Iguaçu, que se fizeram presentes na última missa celebrada.
Fonte para está postagem: ZMnoticias l5062011 - Nova Iguaçu - RJ - 1763.
Antônio,chegando a Marrocos, adoece gravemente, sendo obrigado a voltar para sua terra natal. Mas o navio em que viaja, foi desviado por uma tempestade para o sul da Itália. Na cidade de Assis, conhence São Francisco de Assis. Fez retiro no eremitério do Monte Paolo, onde passou quinze (15) meses em solidão contemplativa e no trabalho braçal. Os companheiros, não supeitavam que aquele jovem frade de português, era um sábio.
Falando de impróviso em uma cerimonia de ordenação, Frei Antônio, revelou uma sabedoria e eloquência extraordinária, deixando todos maravilhados e estupefados.
São Francisco o chamava constantemente de "Frei Antônio, meu bispo".
Pregou ao Norte da Itália e no sul da França, onde teve duras disputas com os hereges da região.
Enviado a Roma para tratar com o Papa questões pedentes. Prega diante do Papa e dos Cardeais. Admirando o seu conhecimento das escrituras, Gregório IX , lhe alcunha  de "Arca do Testamento".
Em mil duzentos (1229) vinte nove, redigir os "Sermões", que hoje conhecemos impressos em dois volumes.
No ano mil duzentos (1231) - Prega em Pádua a famosa quaresma da refundação da fé cristã na cidade. Multidões acoorem de todos os lados. Há conversões e prodigios. MNas Frei Antônio está exausto e sente que seus dias estão no fim. Em uma tarde do dia treze (13) de junho. Frei Antônio de Lisboa morre às portas da cidade de Pádua. Foram está suas últimas palavras "estou vento o meu senhor". As crianças são as primeiras a saírem pelas ruas anunciando: "Morreu o Santo".
Para saber mais, sobre Santo antônio, acxesse o site http://www.angelfire.com/













Nenhum comentário:

Postar um comentário