quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CIDADE DA MÚSICA

E S P E C I AL NÚMERO #19

EMAIL ENVIADO POR CESAR MAIA
CURIOSIDADES SOBRE A "CIDADE DA MÚSICA"!
1. Nota de jornal da época. "A limpeza de terreno e terraplenagem em 2003, começará em setembro e vai durar cerca de 90 dias." Ou seja, a licitação da Cidade da Música e o início das obras ocorreu em 2004. Entre 2004 e 2008 foram 4 anos. 85% estavam prontos, faltavam 15%.

2. Lá se vão 3 anos e agora se informa que a obra será entregue no segundo semestre. Ou seja: foram 4 anos para construir 85% e três anos e meio para construir 15%.

3. "A Cidade da Música, definida como uma ‘verdadeira obra-prima de poesia’ pelo Metropolitan Art Press e pelo Centro Europeu de Artes de Design, é o mais arrojado empreendimento público destinado à Cultura realizado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro nas últimas décadas. Neste complexo está instalada a maior sala de concertos sinfônicos e de ópera da América Latina." Adivinhe onde está escrito isso? Acertou quem disse: NO SITE ATUAL DA PRÓPRIA PREFEITURA DO RIO.
Comprove.

4. Desde o projeto do Museu Guggenheim -criminosamente obstruído na justiça por uma oposição xenófoba de meia tigela- que a ideia do Rio recuperar centralidade nas artes vinha lastreada em um equipamento de padrão top internacional. Os valores eram estimados em 250 milhões de dólares ao câmbio da época (2001/2003). A Cidade da Música seguiu a ideia e o padrão e veio no lugar do Museu Guggenheim, com mudança de tema das artes plásticas para a música e a dança.

5. Como se trata de um Complexo, ocorreram 5 licitações. Os 80 milhões, que alguns falam, eram apenas para as fundações. Basta lembrar que o Museu do Amanhã, de 10 mil m², no píer da Praça Mauá, onde seria o Guggenheim-Rio, está orçado em 240 milhões de reais, para 10 mil m². A Cidade da Música são 90 mil m² de arquitetura, no limite máximo internacional.

6. A cada etapa se fazia um concerto comemorativo e se inaugurava a etapa. O primeiro deles teve a presença da mega-star soprano Kathleen Battle, que deu uma canja. Leia o que se dizia sobre este ato:

7. "Com a presença do prefeito Cesar Maia, de convidados e do arquiteto responsável pelo projeto da Cidade da Música, Christian de Portzamparc, 80 músicos da OSB, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, apresentaram na tarde deste sábado (17), um repertório que começou com o Hino Nacional. Havia aproximadamente 400 espectadores, inclusive operários que trabalham na obra. A surpresa ficou por conta da presença da cantora lírica internacional Kathleen Battle, cantando ‘Over my head I hear music in the air’, propiciando um momento de muita emoção para todos os presentes. O maestro Roberto Minczuk afirmou que esse concerto foi uma experiência única para a OSB: ‘Vivemos um momento inesquecível’. A Cidade da Música é a única da América Latina e está entre as mais modernas salas de concerto do mundo inteiro. Cerca de 90% das obras de estrutura do complexo musical já foram realizadas". Atenção: estrutura.

8. Por que então não é inaugurada na sua última etapa? Elementar a resposta. Porque uma vez funcionando, cai o baralho de cartas da politicagem e surge o mais importante equipamento da Cidade do Rio de Janeiro. Tremem de medo de inaugurar, pois isso -na cabeça medíocre de alguns- significaria votos para quem decidiu e construiu. Num projeto desses não há votos e sim o relançamento da Cidade do Rio de Janeiro no mundo das artes depois de muitos anos.

9. A "construção de Brasília" na série JK, da TV Globo, foi filmada na Cidade da Música.

CESAR MAIA



ENVIADAS POR EMAIL   
NOTICIAS DO CdB Professores se revoltam com pressão de governadores para reduzir reajuste salarial



blog-ferreirinha.blogspot.com
 

A pressão dos governadores Sérgio Cabral (RJ), Antonio Anastasia (MG), , Renato Casagrande (ES), Cid Gomes (CE) e Jaques Wagner (BA) para que o presidente da Câmara, Marco Maia,... 2012-02-14 20:38:43 / Leia mais


COMPARTILHADA DO FACEBOOK.COM

Shopping Iguaçu Square: Um shopping que não deu certo

Localizado entre o mercado Intercontinental e o Terminal Rodoviário, próximo ao Viaduto, ao Restaurante Popular e a Câmara Municipal, no maior centro comercial e de serviços da Baixada, o Shopping Iguaçu Square é pouco conhecido e freqüentado. 

Possui mais de 80 lojas em dois pisos, estacionamento próprio e praça de alimentação com palco para apresentações culturais. Porém algumas poucas lojas estão funcionando. No 1º piso são 5 lojas, com destaque para a agencia do INSS e no 2º piso apenas um restaurante do tipo “self service” está funcionando.

O vereador Ferreirinha, presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal, visitou o empreendimento esta semana e lamentou a situação do shopping. “Dá pena vê um empreendimento daquela magnitude não se reverter em algo que potencialize a cidade: geração de emprego, circulação de renda, criação de espaços culturais, de lazer e entretenimento, tão necessários em nosso município”, afirmou Ferreirinha.

Segundo informações obtidas pelo Blog do Ferreirinha, o fracasso deve-se a um erro de concepção e estratégia de mercado. As lojas foram vendidas sem nenhum critério de organização e não se buscou grandes lojas (âncoras) que pudessem atrair o público. O mais grave é que desse jeito o Shopping Square poderá fechar em breve, tornando-se um grande “elefante branco” no coração da cidade.

Para Ferreirinha, apesar do Shopping ser um empreendimento privado, é importante uma ação do Poder Público. “Não dá para a gente passar em frente, olhar e dá de ombros, tipo: 'não tenho nada com isso'. O shopping agonizando ou fechado significa menos gente trabalhando e por consequência menos renda circulando e menos tributos arrecadados (iss, icms, taxas, serviços e outros). Daí, menos serviços públicos prestados”, argumenta.
Segundo o vereador o Poder Público, sobretudo a Prefeitura, tem que atuar como agente indutor, fomentador, incentivador e estimulador de ações que contribuam para a revitalização daquele empreendimento e de outros que necessite do agir da Prefeitura, como é o caso, por exemplo, da expansão do Top Shopping, até hoje emperrada.

“Para isso, é necessário reunir a administração do Square e as entidades comerciais, como CDL, Acini e Sincovani e também a Firjan, a fim de discutir possibilidades que produzam uma boa solução. Reunir quem entende do negócio. Não faltam empresas e grupos econômicos querendo investir em Nova Iguaçu. Ainda mais quando se trata de uma área privilegiada como aquela onde está o Square”, argumenta o vereador Ferreirinha.

Ferreirinha entende ainda que a Prefeitura, inclusive com a participação da Câmara Municipal poder exercer um papel preponderante nesses casos. Porém, o vereador afirma que é necessário também que o Governo tenha consciência da dimensão da gestão administrativa de uma cidade do porte e da importância de Nova Iguaçu. “Repare só como faz falta a existência de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Serviços”, afirmou.
·
  • 2 compartilhamentos
    • Sergio Luis 
      Ninguém consegue andar no Top Shopping nos fins de semana. Não há mesas disponíveis para quem quer fazer uma refeição, por conta disso muitos preferem sair de Nova Iguaçu e ir em outros shoppings gerando renda para outros municípios. A Câmara de vereadores aprovou a cessão de parte da rua Francisco Ferreira para o shopping fazer a expansão e até hoje nada aconteceu. E, por acaso, houve audiência pública para fazer esta cessão, haja vista que isso é de interesse da população uma vez que a rua é um bem público?
      Ontem às 09:08 ·  ·  2
    • Carlos Ferreira 
      A expansão do Top Shopping foi debatida na Câmara Municipal. O projeto de lei foi aprovado e virou lei, publicada em D.O. Estima-se que com a expansão, serão gerados cerca de 2 mil empregos. Com um shopping mais amplo e moderno, os iguaçuan...Ver mais
      Ontem às 14:18 ·  ·  1
    • Sergio Luis 
      Concordo que tem que haver a expansão, pois um município como Nova Iguaçu precisa de um centro comercial à altura, mas quanto à cessão de parte da rua entendo que o processo foi meio obscuro. Que foi aprovada a lei está claro, pois só desta...Ver mais
      Ontem às 14:29 ·  ·  1
    • Carlos Ferreira A missão da Câmara foi cumprida. Discutiu e aprovou a lei. A outra parte é do Poder Executivo, que é de analisar e aprovar o projeto, autorizando o início da obra. Vou propor na Câmara uma reunião e convidar representantes da SEMCID para explicar o motivo de tanto atraso.
      há 23 horas ·  ·  1
    • Verifiknoticias Nildo É ISSO AI VEREADOR, EU CONCORDO E APROVO SUA INICIATIVA, TAMBÉM ACHO QUE O PODER PÚBLICO DEVE FAZER ALGUMA COISA, JUNTAMENTE COM A BANCADA DE VEREADORES DESSA CIDADE!PODE CONTAR COM MEU APOIO, MUITO BOM ISSO! UM ABRAÇO!NILDO TAVARES
      há 17 horas · 
    • Carlos Alberto Batista Bezerra Carlos Meu caro amigo e companheiro Ferreirinha. Sua iniciativa prova que você está ligado às demandas de Nova Iguaçu. Concordo plenamente com sua atitude em relação ao shopping e suas deficiências.
      há 2 horas · 
    • Jayme Gomes Lima É UM VERDADEIRO ELEFANTE NO CENTRO DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU. PORQUE SERÁ QUE NÃO DEU CERTO.
      há 5 minutos · 
    • Jayme Gomes Lima OS IDOSO NESTA CIDADE ESTÃO SENDO HUMILHADOS POR MOTORISTAS DE ÔNIBUS.
      há 4 minutos · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário