quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MAB - MOVIMENTO AMIGOS DOS BAIRROS

MAB - A PODEROSA FEDERAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE NOVA IGUAÇU. Antes de ser sequestrado por grupo de militares (Comando Delta), que o levou para a vila militar, onde foi torturado o bispo de Nova Iguaçu (já falecido), declarava que salvo a exceções, a imagem dos políticos da região, era marcada pela mediocridade, incapacidade, puxa-saquismo e ignorância. Em outubro de mil novecentos e setenta e oito, moradores de trinta e quatro associações de bairro entregaram ao representante do prefeito os memoriais com vários problemas dos bairros. Meses depois, cerca de duas mil e quinhentas pessoas mobilizada pela Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu, o movimento amigos dos bairros, faria uma assembléia exigindo do prefeito a prestação de contas e audiência pública.
Em mil novecentos e oitenta e um, o MAB organizar uma caminhada até a prefeitura para entregar uma CARTA aberta da população, denunciando a situação de calamidade do Serviço Público.
Nos anos seguintes o MAB, como movimento social era poderoso, e passou a articular em conjunto crescente de associações de bairros em tornos de demandas sociais, revelando uma mobilização popular sem precedente na história da cidade de NOVA IGUAÇU, voltadas sobre tudo para a obtenção de equipamentos urbanos e serviços.
Os movimentos MAB, MUB (Caxias) - Movimento União de Bairros e o movimento de associações de moradores da cidade de São João de Míriti, organizaram uma passeata ao centro da cidade do Rio de Janeiro, até o palácio Guanabara, com duas mil pessoas, a fim de cobrar do governo na época tudo o que ele deveria ter aplicado, dos recursos enviados pelo governo federal ao estado, para serem aplicados no saneamento básico da região. Neste anos de lutas e vitórias, a federação de Nova Iguaçu agrupava, cerca de cento e setenta (170) associações.
MOVIMENTO AMIGOS DOS BAIRROS DOIS
"Senhor prefeito, (já falecido) - somos um povo doente. No entretanto lutamos por uma precária assistência médica, toda a população de Nova Iguaçu vem pagando uma taxa de iluminação pública, que arrecada OITENTA E MILHÕES DE CRUZEIROS, nossa grande aspiração é ver uma cidade onde todas as crianças tenham assegurados o seu direito de estudar, onde nós possamos ter a nossa saúde protegida com abastecimento de água e ruas saneadas". A carta foi enviada ao prefeito RUY DE QUEROIZ em 1981. Como se ver no teor da carta, certos problemas continuam sem soluções, apesar de termos avançados nas conquistas sociais, agora a população atual, tem que lutar contra os maus políticos, que durante as campanhas eleitorais tem um discurso de amar o povo, e quando eleito, ele será o salvador, e resolvera todos os problemas, fatal engano, depois de eleitos, viram a "cara" para o povo, torna-se verdadeiros monstro. Nomeiam pessoas para ocupar cargos de importância da administração, que não estão nem aí para os problemas da população.

Um comentário:

  1. RESGATE E RECONSTRUÇÃO DO MAB
    Como mandatária dos vários bairros carentes da época, o MAB [Movimento de Amigos de Bairro], soube no passado (num período repressor) desempenhar dignamente seu papel, como resultado sua história se mescla heroicamente com a história deste município.
    Hoje com a passagem do seu 14º Congresso realizado em dezembro ultimo muito se discutiu sobre o resgate da história do movimento de bairro e da dificílima tarefa de sua reconstrução. O contexto, autores e a época são outros, porem ainda nos bairros periféricos da cidade, infelizmente muitas demandas são tão antigas quanto à própria entidade, pouca coisa mudou.
    Vamos lá! Sabemos que o MAB de hoje não representa de forma absoluta as associações de moradores, houve ao longo dos anos um êxodo, muitas se afastaram e talvez outras venha se afastar, caso não aja uma ruptura de valores. A trincheira de lutas está continuamente se esvaindo e que ninguém culpe o movimento comunitário por isso.
    A culpa? Não sei ao certo, talvez a presença e a co-direção de partidos políticos não deveria existir. “cada um no seu quadrado”. O estatuto em si, preconiza isso.
    Penso que o MAB deveria ser mais, “atiradora”, isto é, exigir, apoiar e incentivar mais abertamente todas as CPIs existentes ou que venha a ser implantada. Repudiar publicamente os maus políticos e governantes seja da esfera municipal, estadual ou federal. Assim ajudaria e muito, os eleitores em anos eleitorais.
    Aí sim! Estará dando inicio no seu resgate histórico e reconstruindo o seu verdadeiro posicionamento juntamente com as bases, em prol dos menos assistidos.
    Alcy Maihoní
    União Danon
    Blog: uniaodanon.blogspot.com

    ResponderExcluir